Oi Pessoal! Tudo bem com vocês?
Hoje vou falar sobre o livro anjos e demônios do autor Dan Brown.
obs: se você não leu ou pretende ler o livro recomendo que não leia esse post pois contem muitos spoliers.( tipo muitos mesmo, eu precisava desabafar com alguém rsrs)
Sinopse:
Antes de decifrar O Código
Da Vinci, Robert Langdon, o famoso professor de simbologia de Harvard, vive sua
primeira aventura em Anjos e Demônios, quando tenta impedir que uma antiga
sociedade secreta destrua a Cidade do Vaticano. Às vésperas do conclave que vai
eleger o novo Papa, Langdon é chamado às pressas para analisar um misterioso
símbolo marcado a fogo no peito de um físico assassinado em um grande centro de
pesquisas na Suíça. Ele descobre indícios de algo inimaginável: a assinatura
macabra no corpo da vítima - um ambigrama que pode ser lido tanto de cabeça
para cima quanto de cabeça para baixo - é dos Illuminati, uma poderosa
fraternidade considerada extinta há quatrocentos anos. A antiga sociedade
ressurgiu disposta a levar a cabo a lendária vingança contra a Igreja Católica,
seu inimigo mais odiado. De posse de uma nova arma devastadora, roubada do
centro de pesquisas, ela ameaça explodir a Cidade do Vaticano e matar os quatro
cardeais mais cotados para a sucessão papal. Correndo contra o tempo, Langdon
voa para Roma junto com Vittoria Vetra, uma bela cientista italiana. Numa
caçada frenética por criptas, igrejas e catedrais, os dois desvendam enigmas e
seguem uma trilha que pode levar ao covil dos Illuminati - um refúgio secreto
onde está a única esperança de salvação da Igreja nesta guerra entre ciência e
religião.
Eu simplesmente amei o livro, o amadurecimento dos personagens no decorrer da trama foi muito perfeito, sem dizer no final é claro que eu adorei, não tem como explicar só sei que é um dos livros mais emocionantes que eu li, o autor explicada cada detalhe, tanto do passado quanto do presente da vida dos personagens, só vocês lendo para entender o que estou sentindo. ( neste momento estou com uma ressaca literária das bravas).

Eu já tinha assistido o filme antes só que não tinha gostado muito, mas agora que li o livro é que eu não gosto desse filme mesmo... eles mudaram muita coisa, tiraram detalhes que seriam importantes para um sucesso maior do filme e para uma explicação melhor das atitudes dos personagens. O ator Tom Hanks ficou perfeito como Robert Langdon, Já a atriz que interpretou Vittoria Nem tanto esperava alguém com mais atitude, não foi isso que imaginei, e o que falar sobre o comandante Olivette então ele tava bonzinho demais... bom aqui vou mostrar algumas coisas que estão totalmente diferentes do livro.
- No filme o professor Robert está em uma piscina, e um policial do vaticano vai atras dele. já no livro um homem chamado Maximilian Kohler liga para Robert dizendo que precisa encontra-lo imediatamente, Robert se recusa então o homem manda um fax com a foto de um corpo marcado a fogo com um ambigrama escrito Illuminati.
- No filme quem morre é o amigo de Vittoria Vetra logo depois que eles criam a antimatéria. Já no livro quem morre é o pai adotivo dela o Leonardo Vetra que era Padre e físico.
- No filme vitoria só conhece o Robert na sala da guarda suíça, Já no livro eles se conhecem no CERN( não sei se vocês perceberam que no filme nem mencionam o CERN).
- No filme quando o Robert chega a igreja em que o terceiro cardeal vai ser morto ele está sozinho com alguns policiais, o hassassin mata todos eles e Robert para fugir do hassassin entra em um buraco lá que esqueçi o nome e o hassassin leva um tiro no ombro. Já no livro Robert chega na igreja acompanhado de Vittoria enquanto ele tenta soltar o cardial, o hassassin da uma coronhada em Vittoria e o robert se joga em uma epecie de tumba para se esquivar dos tiros( esqueci de mencionar mas no livro robert tem claustrofobia porque quando era pequeno caiu em um poço) e lá ele fica preso por um tempo o hassassin vai atras dele e tenta enforca-lo só que parte da tumba onde o Robert estava cai em cima do braço do Hassassin e assim ele desiste levando vittoria com ele.
- No filme o Camerlengo se marca com a sexta marca que é um ambigrama de duas chaves, já no livro o ambigrama que ele se marca é o famoso diamante Illuminati.
-No filme o Camerlengo leva a antimatéria para cima sozinho e depois se joga de paraquedas. Já no livro o Robert sobe no helicóptero junto com ele pensando que o Camerlengo vai jogar a antimatéria no rio (se não me engano), mas ele viu que estava enganado, chegando numa altitude alta o suficiente para não machucar ninguém o Camerlengo pega um paraquedas pede perdão para o robert, diz tambem que subir era a unica saída e se joga, Robert fica sem saída procura outro paraquedas mais não acha e então se joga alguns segundo depois com uma lona e consegue sobreviver porque cai em um rio.
- No filme o Olivette é bonzinho.. Já no livro ele é bem ignorante.
- No livro o Hassasin passava as informações para um repórter da BBC que estava no vaticano e o mesmo grava tudo e as noticias passavam ao vivo nas televisões, já no filme não tem nada disso as coisas simplesmente são gravadas por varias pessoas.
- No filme o Robert descobre a traição do Camerlengo através das câmeras de segurança, já no livro ele descobre porque pouco tempo antes o Kohler diretor do CERN foi conversar com o Camerlengo e gravou a conversa através da câmera que ele possuía em sua cadeira de rodas.
-No filme o Hassassin morre porque o carro em que ele estava explode. Já no livro é Vittoria quem o mata empurrando ele da sacada da igreja da iluminação ( minutos antes disso o Hassassin tentou estuprar Vittoria e derrubou Robert da sacada deixando ele pendurado pelas mãos).
- No filme quem morre dentro do aposento do papa é o chefe da guarda suíça o Rocher que estava substituído o Olivette ( ele foi pedir explicações para o Camerlengo porque ele leu o diário) e acaba sendo morto e o padre tambem morre por tentar matar o Camerlengo. já no livro quem morre primeiro porque leu o diário é o Kohler e depois o Rocher.
- No filme o Camerlengo matou o papa porque diz que foi necessário e tal. já no livro ele diz que matou porque o papa era um traidor, porque teve um filho.. o cardial Mortati explica para ele que o papa e a freira por quem se apaixonou eram ambos virgens e que ele teve um filho através de inseminação artificial e que o filho do papa era o próprio Camerlengo.
-No filme o Camerlengo se mata dentro da igreja. Já no livro ele se mata na sacada onde os papas são eleitos e todo o publico presencia.
- No filme os três primeiros preferiti morrem e o ultimo que é marcado com o simbolo da água sobrevive porque Robert consegue salva-lo. Já no livro nenhum dos 4 cardeias sobrevive, porque Robert e o assassino tiveram uma briga na fonte e o Robert não consegue salva-lo a tempo.
-No filme quem vira papa é o cardial Baggia, já no livro é o cardeal Mortati que estava responsável por eleger o novo papa, mas por conta de muitos pedidos renunciou a sua imunidade aos votos e todos os 161 cardeias votaram nele.
-No final do filme o Robert recebe o diagrama de galileu pelo cardial Mortati, já no livro ele está no quarto de um Hotel com Vittoria quando Chartrand um homem da guarda suíça vem e entrega para ele o ferro do diamante Iluminati o mesmo que o Camerlengo se marcou. e o livro termina com Robert e Vittoria "dormindo" juntos.. eu amei esse final
No filme parece que o Robert e a Vittoria são meio distantes um do outro, mas pelo contrario no livro eles ficaram cada vez mais próximos e ela era muito mais inteligente.
bom é isso.. ai eu coloquei o que achei que deveria ter aparecido no filme espero que vocês tenham gostado e recomendo que leiam esse livro e tirem suas próprias conclusões...
EAI QUEM VENCE? O FILME OU O LIVRO?
deixe sua opinião nos comentários, tenha uma ótima tarde.